FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

UMA SEMANA DE SURPRESAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Tchello
Admin

MensagemAssunto: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Seg Jun 08, 2009 10:02 am

Semana passada recebi um telefonema de um amigo que tem uma agencia de viagens. Ele estava com um problema. Tinha 4 grupos saindo naquela semana para 4 locais diferentes e faltou gente para acompanhar um dos grupos. Me consultou então se eu poderia fazer este trabalho de guia turistico para um grupo que iria para o rio Suiá Miçú na sexta feira.

Negociado o valor do trabalho aceitei e assim na sexta retrasada sai de São Paulo acompanhando 21 pescadores de clube Guapira da zona norte de São Paulo.

Primeiro uma esticada até Barra do Garças - MT para uma pernoite no sensacional hotel Araguaia Parque e depois uma segunda fase da viagem até a cidade de Ribeirão Cascalheira. Total de 1.700 km de São Paulo.

Em seguida a maior tortura de toda a viagem. Mais 350 km de estrada de terra feita em ônibus rural sem nenhum conforto que durou quase 7 horas, cortando fazendas e os ultimos 20 km por picadas abertas na selva.

Estava indo a trabalho, mas lógico que levei meu equipamento de pesca pois pretendia sair pelo menos um dia para conhecer a região junto com o gerente da pousada, além de pescar algo dali mesmo do trapiche da pousada.

Pousada bem legal. Simples, mas funcional, Quartos amplos para 3 pescadores, e no meio do quintal gramado um grande quiosque com uma piscina pequena , mas bem legal. Tudo muito limpo e arrumado. Camas confortáveis, tudo parece novo.

As surpresas começaram ainda em São Paulo quando me confirmaram que um dos integrantes do grupo desistira na véspera por problemas de saúde. Assim, o grupo que era de 22 passou a ser de 21 pessoas. Quando lá chegamos, fui surpreendido mais uma vez, pois o cara que ficou sem parceiro me pediu para que eu o acompanhasse em todos os dias de pesca para não ficar sozinho no barco. Acabei herdando uma pescaria completa.

O Suiá Miçú estava ainda muito cheio, infelizmente. A água saia da calha em todos os pontos, o que prejudicou muito a pescaria. Mesmo assim foram muitos e bons peixes.

[img][/img]

O rio é afluente do Rio Xingu, mais ou menos no meio do Xingu, e boa parte dele pertence a reserva indígena do Xingu também. A pousada fica localizada a apenas 300 metros da reserva, rio acima. Assim, só pescávamos rio acima, pois não podíamos invadir a reserva indígena.

São dezenas de lagoas espalhadas pelas margens do rio,. Lagoas imensas, com muitas estruturas e lotadas de tucunarés, na maioria em torno de 1 ou 1,5 quilos e alguns peixes maiores, por volta de 3 ou 4 quilos, e muito raramente um exemplar acima de 5 quilos.

Cercamos vários e vários cardumes de pacas. Eram muitos peixes capturados a cada local que achávamos. No meio desta pescaria toda as vezes um maior aparecia para fazer a alegria e invariavelmente tomávamos porradas incríveis de trairões enormes. Os bichos são violentos mesmo e pegam pra valer por lá.

[img][img][/img][/img]
[img][img][/img][/img]

Difícil é tirar eles da água. Muita pauleira e estrutura em volta, fácil deles se enroscarem, mas assim mesmo eu pessoalmente tirei nada menos do que 9 trairões nos 5 dias de pesca, sendo o maior de 5 quilos e o menor de 3 quilos. Houve barco que chegou a pegar trairão de 10 quilos, e muitos em torno de 6, 7 quilos. Sem dúvidas é o peixe daquele rio.

[img][img][img][/img][/img][/img]

Não pegam só nas lagoas. Pegam também no leito do rio, em pequenas entradas e nas bocas das lagoas, ainda na água corrida do rio.

Outro peixe que domina o rio é a cachorra. Lá pegamos 3 espécies diferentes. A facão, pequena e fina, uma outra que parece a larga, mas é menor e não cresce e a cachorra larga. A maioria delas pega em iscas naturais (tuviras) e apoitado. Mas peguei algumas em colheres no arremesso, iscas de meia água e uma boa numa isca tipo gotcha..

Esta da foto foi a maior que peguei (passou um pouco dos 12 quilos no boga)

Meu parceiro pegou a maior dele de 9 quilos.

Outra coisa surpreendente foi o tamanho das corvinas que entravam na isca natural quando tentávamos as cachorras. Esta minha pesou 6 quilos. Também peguei menores com JJ.

Também pegávamos piranhas de cara vermelha grandes, como esta de 4 quilos, todas nas iscas artificiais enquanto tentava as cachorras.

Bicudas naquele rio até perturbam de tanta que tem. Atacam as iscas em cardumes, atacam a linha, arrebentam tudo e são muito difíceis de serem fisgadas. Não peguei nenhuma grande e no grupo todo apenas uma de 3 quilos foi pega. Mas segundo os piloteiros, com o rio mais baixo as grandes aparecem muito também.

Também foram pegas cacharas (todas pequenas, por volta de 70 cm) pirararas (tb pequenas, até 9, ou 10 quilos no máximo), jundiás e Barbados grandes.

No trapiche da pousada peguei um pacu prata de 4 quilos (maravilhoso) e muito piau.

Pescavamos todos os dias até 8, 9 da noite. A noite outras surpresas como pirararas e arraias sempre davam as caras

Fico imaginando como será este rio mais baixo.

Tambem tinhamos surpresas perto da porta do quarto, como esta gracinha de boca de sapo (um tipo de jararaca) que veio nos dar boas vindas.

Piloteiros razoáveis. Muito trabalhadores, esforçados, porém na pesca com artificiais e no domínio do elétrico meio fracos ainda. Não sabem posicionar bem o barco e falta algumas manhas que são fundamentais para o sucesso da pescaria. Assumi o elétrico por algumas vezes para conseguir pescar melhor.

Em resumo é isso aí. Depois de mais de 4 mil km rodados na ida e volta, estou semi morto, mas satisfeito com o que conheci. Um rio maravilhoso, totalmente preservado, com muito peixe, de navegação relativamente fácil e sem obstáculos maiores.

Apesar da viagem ser muito cansativa e difícil, recomendo muito a todos qu egostam deste tipo de pescaria.

Problemas? Claro que houve, mas prefiro relatar a parte boa apenas, pelo menos por enquanto.

Agradeço demais ao meu parceiro Clovão. Um super parceirão, bom papo, calmo, uma pessoa nota 1000.

Abraços e todos.
http://www.fishpoint.com.br
Tiozinho

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Seg Jun 08, 2009 11:27 am

blz Tchello
trabalhar pescando sonho de muitos

Parabens Tiozinho
GuedeX

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Seg Jun 08, 2009 11:48 am

Tiozinho escreveu:
blz Tchello
trabalhar pescando sonho de muitos

Parabens Tiozinho

E ainda ganhou um troco!
Xandão

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Seg Jun 08, 2009 3:04 pm

Que bacana eim Fefelo!!!!

Fiquei contente de vc voltar a pescar depois de muito tempo... e ainda uma pescaria dessas!!!

MASSA!!!

Um dia ainda quero pescar nesse rio!
Wilson Magno

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Seg Jun 08, 2009 6:19 pm

Parabens Tchello,,,que Beleza hein!!!!um trabalho assim que eu estou precisando...

Já passei por Ribeirão Cascalheira...mas depois viramos em direção ao Araguaia...só um detalhe...fomos drigindo....

abraços

Wilson
MarcosGoncalves

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Seg Jun 08, 2009 11:20 pm

Muito legal, Tchello.
Só não simpatizei muito com a boca de sapo. Esse bicho aí é um perigo.
1 abraço.
Marcos.
Clovis Corazza Camacho

MensagemAssunto: TRABALHO DUROOOOOOOOOOOO!!!!!!!   Ter Jun 09, 2009 8:29 am

[quote="Tchello"]

Trabalho duro hein cara!!!!! E voce ainda foi negociar o quanto para realizar este trabalho????? CARA DE PAU!!!!!!!! rssss

Lindo lugar!!!

Abração

[quote][i][b]
Beto Campagnoli

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Ter Jun 09, 2009 9:18 am

Legal heim?! Muito bacana!
Lugar muito bonito, com bons peixes, porém o mais impressionante é como você fica mais bonito a cada dia fefelo.
Parabéns!
Abração.
Beto Campagnoli

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Ter Jun 09, 2009 9:20 am

em tempo... a boca de sapo é perigosa demais... ela matou o véio do rio e só não matou o juventino porque o véio do rio salvou.
Xandão

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Ter Jun 09, 2009 11:30 am

Beto Campagnoli escreveu:
Lugar muito bonito, com bons peixes, porém o mais impressionante é como você fica mais bonito a cada dia fefelo.
Parabéns!
Abração.

Alemão.... quanto mais grisalha a barba, mais sexy o Fefelo!!! hau huau ahuauahuhauhuahuha

Daqui uns dias ta parecendo o papai noel!!! hau uahuahuhauhauhuahuh auuhaua
Anderson Clayton

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Ter Jun 09, 2009 12:05 pm

tchello, que pescaria bacana hein mano.. e melhor de tudo ainda recebeu pra fazer uma dessas.

Belo relato, belas fotos

Grande abraço
Beto Campagnoli

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Ter Jun 09, 2009 7:22 pm

Xandão escreveu:
Parabéns!
Abração.

Alemão.... quanto mais grisalha a barba, mais sexy o Fefelo!!! hau huau ahuauahuhauhuahuha

pode cre...kkkkkkkkkkk ...
a foto que ele ta segurando a cachorra ( a primeira , que ta escuro ) é a mais sensacional! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraços
Xandão

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Qua Jun 10, 2009 8:09 am

Xandão escreveu:
Parabéns!
Abração.

pode cre...kkkkkkkkkkk ...
a foto que ele ta segurando a cachorra ( a primeira , que ta escuro ) é a mais sensacional! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraços

Alemão... e a que ele ta segurando a corvina de boné e óculos????hau hauhuauauh ua u hauh uauhau hauua

É o Jorge Aragão na amazonia!! hua uahu auhauhauu hua hauau ha
Beto Campagnoli

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Qui Jun 11, 2009 11:07 am

Sensacional também... reparando bem, a da cachara também esta fantástica.... olha só o penteado, a lupa e a pose... nossa, agora fiquei mais na dúvida ainda quanto a melhor foto... difícil, muito difícil definir...
abs
Xandão

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   Qui Jun 11, 2009 1:48 pm

Sensacional também... reparando bem, a da cachara também esta fantástica.... olha só o penteado, a lupa e a pose... nossa, agora fiquei mais na dúvida ainda quanto a melhor foto... difícil, muito difícil definir...
abs

Alemão... na foto da cachara a pose e a iluminação estão INSUPERAVEIS!!!!

Realmente o FEfelo leva jeito pra essa coisa de modelo!!!!

hua huauahu huahuah uh auha
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: UMA SEMANA DE SURPRESAS   

UMA SEMANA DE SURPRESAS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fim de semana em Ribeirão Preto-SP
» Semana farroupilha!
» Passeio de fim de semana - Dicas
» Hobby de final de semana