FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio

Ir em baixo 
AutorMensagem
Tchello
Admin
avatar

Mensagens : 606
Data de inscrição : 29/04/2009
Idade : 57
Localização : SÃO PAULO

MensagemAssunto: Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio   Seg Jun 15, 2009 8:03 am

Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio


Cerca de 25 mil filhotes de peixe das espécies piabanha, lambari e rabo amarelo serão lançados no Rio Paraíba do Sul na próxima terça-feira (16) para repovoar o rio, cujo sistema hídrico foi prejudicado pelo vazamento de 8 mil litros do pesticida Endosulfan, em novembro do ano passado.

O lançamento dos filhotes de peixe inaugura o Programa de Recuperação da Fauna no local. A medida é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o presidente do Inea, Luiz Firmino, o objetivo é alcançar a marca de um milhão de filhotes lançados no rio nos próximos dois anos.

O acidente ambiental que provocou a mortandade de quase 150 mil toneladas de peixe foi causado pela empresa Servatis e atingiu 400 quilômetros do rio, numa área que se estende desde o município de Resende até São João da Barra.

“Tivemos um complicador a mais porque o acidente ocorreu exatamente na época em que o peixe estava subindo o rio para desovar. Com isso, houve uma interrupção do ciclo da reprodução das espécies. Então, é muito importante haver essa ação de repovoamento para trazer esses peixes pequenos, criados em cativeiro, e tentar recuperar a fauna”, explicou.

O presidente do Inea destacou, ainda, que os primeiros resultados dessa ação devem começar a ser percebidos em um prazo de oito meses, já que esse é o tempo médio necessário para que as espécies atinjam o tamanho mínimo permitido para comercialização.

O vazamento de Endosulfan prejudicou quase dois mil pescadores que vivem exclusivamente da atividade pesqueira na região. Ainda de acordo com Luiz Firmino, a pesca no local continua proibida.

O Paraíba do Sul corta quase metade do estado, passando por 37 municípios. O rio também é responsável pelo abastecimento de 85% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro. As cidades atingidas, na época do acidente, tiveram que suspender temporariamente a captação de água. A empresa Servatis foi multada em R$ 33 milhões pelo vazamento.
(Fonte: Agência Brasil)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.fishpoint.com.br
 
Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Caixa de lançamento de caça para treino de cães de parar
» Lança e faca de monteiro
» Carregador de pilha alcalina. Será?
» Qual será melhor diesel ou gasolina
» Ajuda - Sym GTS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FISH POINT :: DEBATES - PESCA E MEIO AMBIENTE.-
Ir para: