FISH POINT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio

Ir para baixo 
AutorMensagem
Tchello
Admin
Tchello


Mensagens : 606
Data de inscrição : 29/04/2009
Idade : 62
Localização : SÃO PAULO

Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio Empty
MensagemAssunto: Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio   Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 8:03 am

Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio


Cerca de 25 mil filhotes de peixe das espécies piabanha, lambari e rabo amarelo serão lançados no Rio Paraíba do Sul na próxima terça-feira (16) para repovoar o rio, cujo sistema hídrico foi prejudicado pelo vazamento de 8 mil litros do pesticida Endosulfan, em novembro do ano passado.

O lançamento dos filhotes de peixe inaugura o Programa de Recuperação da Fauna no local. A medida é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o presidente do Inea, Luiz Firmino, o objetivo é alcançar a marca de um milhão de filhotes lançados no rio nos próximos dois anos.

O acidente ambiental que provocou a mortandade de quase 150 mil toneladas de peixe foi causado pela empresa Servatis e atingiu 400 quilômetros do rio, numa área que se estende desde o município de Resende até São João da Barra.

“Tivemos um complicador a mais porque o acidente ocorreu exatamente na época em que o peixe estava subindo o rio para desovar. Com isso, houve uma interrupção do ciclo da reprodução das espécies. Então, é muito importante haver essa ação de repovoamento para trazer esses peixes pequenos, criados em cativeiro, e tentar recuperar a fauna”, explicou.

O presidente do Inea destacou, ainda, que os primeiros resultados dessa ação devem começar a ser percebidos em um prazo de oito meses, já que esse é o tempo médio necessário para que as espécies atinjam o tamanho mínimo permitido para comercialização.

O vazamento de Endosulfan prejudicou quase dois mil pescadores que vivem exclusivamente da atividade pesqueira na região. Ainda de acordo com Luiz Firmino, a pesca no local continua proibida.

O Paraíba do Sul corta quase metade do estado, passando por 37 municípios. O rio também é responsável pelo abastecimento de 85% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro. As cidades atingidas, na época do acidente, tiveram que suspender temporariamente a captação de água. A empresa Servatis foi multada em R$ 33 milhões pelo vazamento.
(Fonte: Agência Brasil)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fishpoint.com.br
 
Filhotes de peixes serão lançados no Paraíba do Sul para repovoar rio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» KIT ISCAS PARA PEIXES PREDADORES !
» Vazamento de tubulação da CSN provoca derramamento de óleo no Rio Paraíba do Sul
» Jornalista é julgada por matar peixes na TV
» Menos redes, mais peixes
» Águas de SP têm 86 peixes e invertebrados sob risco

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FISH POINT :: DEBATES - PESCA E MEIO AMBIENTE.-
Ir para: