FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Governos federal e estadual lançam no Rio campanha “Saco é um Saco”

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Tchello
Admin
avatar

Mensagens : 606
Data de inscrição : 29/04/2009
Idade : 56
Localização : SÃO PAULO

MensagemAssunto: Governos federal e estadual lançam no Rio campanha “Saco é um Saco”   Seg Ago 03, 2009 10:42 am

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a secretária do Ambiente do Estado do Rio, Marilene Ramos, lançam nesta segunda-feira (3) no Rio de Janeiro, a campanha “Saco é um Saco”, que consolida projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais a substituírem gradualmente os sacos plásticos e que foi sancionado no final do mês de junho pelo governo do estado.

A iniciativa , na Ecobarreira do Canal do Cunha, na Maré, contará com a participação dos moradores da comunidade que vão trocar sacolas plásticas por bolsas feitas por material reciclável.

Segundo informações do governo do estado, os estabelecimentos comerciais distribuem sacolas plásticas terão de seis meses a três anos para efetuar a substituição, a contar da entrada em vigor da lei.

“Os comerciantes não serão obrigados a recomprar sacolas, mas poderão dar incentivo à população. Por exemplo, cada 50 sacolas podem ser trocadas por um quilo de feijão ou, a cada cinco itens que forem levados fora de sacolas plásticas, ganha-se um desconto de R$ 0,03”, afirma a secretária do Ambiente, Marilene Ramos através da assessoria de Imprensa do governo.

Segundo o Palácio Guanabara, a Ecobarreira do Canal do Cunha foi o cenário escolhido para o ato por ser um ponto que retémr grande quantidade de lixo flutuante lançado nos rios e lagoas. “Em média, 590 quilos de garrafas pet e 600 quilos de plástico, incluindo sacolas plásticas são retirados por mês, resultando em sérios prejuízos para o meio ambiente, já que uma sacola plástica leva de 30 a 40 anos para se decompor”, diz a nota da Secretaria do Ambiente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), só no Brasil, são consumidos 12 bilhões de sacolas plásticas ao ano e cada brasileiro usa em torno de 66 unidades por mês.

De olho na preservação ambiental, o Poder Executivo fluminense enviou à Assembléia Legislativa do Estado (Alerj), projeto de lei, posteriormente transformado na Lei 5.502/2009, objetivando acabar com o uso de produtos elaborados a partir de resina sintética derivada do petróleo.

“Um exemplo é o polietileno de baixa densidade (PEBD), utilizado na fabricação das sacolas plásticas que, além de não serem biodegradáveis, obstruem a passagem da água, acumulando detritos e impedindo a decomposição de outros materiais”, exemplifica o governo.

As ecobarreiras podem ser consideradas uma ferramenta fundamental para a preservação de rios e lagoas do Estado ao reter o lixo flutuante, impedindo que ele chegue à Baía de Guanabara e ao complexo lagunar da Barra e de Jacarepaguá.

Atualmente, o estado dispõe de oito ecobarreiras e uma nona em fase de implantação no Canal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes, que será inaugurada na próxima quarta-feira (5). “Juntas, elas chegaram a reter 3.813 quilos de garrafas pet e mais de 3 mil quilos de plástico, incluindo sacolas plásticas, só no mês de maio”. (Fonte: Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.fishpoint.com.br
Dawidson



Mensagens : 115
Data de inscrição : 04/05/2009
Idade : 60
Localização : Embu

MensagemAssunto: Re: Governos federal e estadual lançam no Rio campanha “Saco é um Saco”   Ter Ago 04, 2009 8:21 am

O "FIPO" poderia "abraçar" esta Campanha.
Os males causados por sacos plásticos, são por demais conhecidos.

Todos os Estados deveriam criar Leis Identicas e, principalmente, FISCALIZAR.

E, não basta dar incentivo as empresas que aderirem. Melhor seria, criar uma "Taxa" extra, para o Comércio que insistir em utilizar os Sacos Plásticos. Só assim, batendo onde dói, ( no bolso), se conseguiria colocar em prática a substituição dos sacos Plásticos, por sacolas bio-degradáveis
Voltar ao Topo Ir em baixo
Hélio Menezes

avatar

Mensagens : 353
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 54
Localização : Guarulhos - SP

MensagemAssunto: Re: Governos federal e estadual lançam no Rio campanha “Saco é um Saco”   Qua Ago 05, 2009 2:55 pm

A sacolinha de supermarcado é produtozida com PAHD e nao PEBD, o que faz pouca diferença os doi poluem do mesmo jeito.

Outra sugestão, seria se implantar essa concientização nas escolas municipais e estaduais, pois a geração que frequenta ainda os bancos das escolas podem ser educadas, os cavalos que frequentam hoje os supermercados, foram adestrados de outra forma.
Aqui em Guarulhos baixaram uma Lei que determina a utilização de sacolas biodegradáveis nos supermercados e estabalecimento que utilizam a sacolinha comum, tipo alça camiseta.
A coisa foi publicada em janeiro a passou a vigorar esse mes passado, tenho alguns CLientes que no começo até procuram informações a respeito, depois tendo a certeza que a fiscalização será falha, não estão nem ai. Outros, acrescentaram o custo no lombo do fregues, normal , uns deixaram simplesmente de oferecer o objeto.
A questão é de educação e cultura. E olha que mesmo depois de muito blá,blá,blá , as sacolas mais elaboradas, chamadas de reutilizável estão liberadas.

Depois Guarulhos não trata uma gota de esgoto, e estão preocupados com as sacolinhas. Comportamento ecológico tá na moda e dá apoio eleitoral..... não sou contra, e realmente as sacolinhas dão uma grande contribuição com o poluiçõa em geral, mas acho que esses Srs. deveriam se preocupar mais com infra estrutura para a população, ruas asfaltadas e tale coisa, mas cano de esgoto fica enterrado e não precisa de inauguração.

E uma Lei dessa hoje, coloca qualquer Estado , Municipio e seu Alcaide em evidência.

Sem falar que as poucas empresas que produzem esse Polietileno Biodegradável, estão rancando o lombo de quem quer se apresentar com pele de ecologista.

O caras estão trazendo lixo da europa pra cá e ficam com essa demagogia.Esse ministro fumeiro do coletinho encardido é uma verdadeira piada.

Os governantes não oferecem educação adequada ao povo e vão unir os comerciantes por isso?
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.alternativabrindes.meubox.com.br
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Governos federal e estadual lançam no Rio campanha “Saco é um Saco”   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Governos federal e estadual lançam no Rio campanha “Saco é um Saco”
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Novo Fiesta no Brasil Pode ser Lançado em 2010!
» NOVIDADES E LANÇAMENTOS
» lançamento da Cadillac na China
» Lançada Drag Star 250...
» Volvo V40 2013 é lançado oficialmente na Europa

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FISH POINT :: DEBATES - PESCA E MEIO AMBIENTE.-
Ir para: