FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcos A.Cavalcanti

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/05/2010
Idade : 71
Localização : Curitiba/PR

MensagemAssunto: QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?   Seg Maio 10, 2010 9:16 am

È amigos:
Creio que muito de nós, teve como primeira experiência em pesca, este peixinho danado de esperto.
Conheço lambarizeiros, que viajam centenas de quilômetros para pescá-los e se fazem isto, é porque realmente é uma pesca emocionante.
Não é preciso ir tão longe, pois eles estão presentes em qualquer riozinho, lagoa e claro, lá na Represa Capivari Cachoeira, que nesta época, muitos vão á busca dos "bichinhos" e se o cara for bom na arte, pode pegar alguns quilos do mesmo.
Como disse: SE O CARA FOR BOM NA ARTE, pois já vários pescadores inexperiente que " caíram do cavalo" por várias razões, dentre elas, não ter o material apropriado e também por desconhecerem os macetes da pesca.
Para quem sabe dos mesmos, falar sobre eles é como querer ensinar o "padre a rezar a missa", então vou tecer alguns comentários, para os INEXPERIENTES:
1) PESCA DIURNA NOS RIOS/REPRESAS NO VERÃO OU INVERNO
a)- Geralmente os maiores exemplares, se encontram longe das margens, então é preciso usar varas longas, acima de 5,40metros;
b)- Sendo varas longas e se forem de fibra simples, ficam muito pesadas e mesmo misturada com carbono, se ficar segurando o tempo todo, logo cansa o braço, então é bom ter algum suporte para ajudar.
Se isto é importante no verão, de maior importância será no inverno, sendo preciso até aumentar o tamanho das linhas ou podendo, fazer a pesca embarcada.
c)- Geralmente na beira destes locais tem árvores, então, procurar um local livre das mesmas, senão, vai enroscar as linhas, a menos que você deseje pescar passarinho.
d) -É preciso achar um local que não tenha enrosco submersos, quem sabe até achá-los você perderá varias linhas e anzóis.
e) - Cevas:
1)- Nos rios:Procurar cevar num local acima do pesqueiro, a correnteza do rio trará a ceva ao seu pesqueiro, para isto, você pode usar uma garrafa pet, furá-la em vários lugares,enche-la com quirera de milho, prendê-la num galho de árvore próximo ao barranco, fazendo com que ela seja parcialmente mergulhada na água.
2)- Nas represas ou lagos, ela pode ser lançada no próprio pesqueiro, na distância onde o flutuador fica parado.
f)- Montagem das Linhas:
1)-Geralmente se usam aquelas de diâmetro entre 10 a 20mm, fica na sua escolha, lembrando que as mais finas proporcionam uma briga maior com o peixe, porem, se arrebentam facilmente, então, usar uma de bitola maior até o cabo da vara e amarrar um minúsculo girador e na outra extremidade da mesma, outro pedaço de linha mais fina, onde o anzol será amarrado.
2) Flutuador: Existe uma variedade no mercado, tudo é questão de escolha própria, entretanto sempre é bom lembrar, que na existência de vento, é melhor usar peninhas, pois elas se prendem nas duas extremidades e isto facilita os arremessos. Aquelas que são colocadas por fora e fixadas numa borrachinha que estará dentro da linha, servem para dias sem vento.
3) Chumbo, existe no mercado de tamanho apropriado, você deve ter de diversos tamanhos e adaptá-los de acordo com as necessidades.
4)Anzóis, geralmente nas lojas, tem nos de tamanho 16 a 10, cabe á você ter um pacote com 10 unidades de todos, porem a marca, modelo e cor ficam á seu critério.
IMPORTANTE: Alguns pensam que colocar mais de uma unidade dos mesmos nas linhas, vai pegar mais peixe, até pode, porem, você deve lembrar que haverá uma demora maior para trocar as iscas, então com um único anzol, à produtividade pode ser maior.
5)ISCAS: Tem uma variedade enorme: massinhas prontas, sagu, macarrãozinho, bichinho do pão, minhoca comum ou Califórnia, ovo de formiga e a própria, cupins, capetinha, milho verde novinho, etc. Você não precisa levar todas, mesmo porque nem sempre é possível conseguí-las.
Agora você já conhece alguns macetes, então, é só colocar em prática, mais lembre-se: O lambari é um peixinho muito rápido, beliscou...bobeou...já era, perdeu a isca e o peixe.
PESCA NOTURNA EM REPRESAS NO VERÃO OU NO INVERNO.
Por incrível que pareça, a noite é possível fazer ótimas pescarias e é claro que precisaremos de alguns acessórios, começando por um refletor á gás, para iluminar o pesqueiro, para troca de iscas e retirada do peixe.
Para visualizar a ação dos mesmos, também é necessário o uso daquela luz química, os conhecidos starlite, colocado na cabeceira da pena e por outro lado, não há necessidade de regular a profundidade da mesma, além de 1,00 metro.
Também é a noite que pode-se capturar os maiores exemplares, aqueles lambaris de rabo vermelho que enchem a mão, incluindo que pescar nas noites do inverno, que por serem geladas, precisamos nos agasalhar muito bem, pois com o passar das horas, ficando imóveis, o frio vai tomando conta, principalmente afetando o braço e as mãos, mais também chega o momento de paralizarmos a pescaria, porque geralmente a neblina que desce variando o horário, não permite a vizualização do ataque do peixe, tornando a pescaria improdutiva.
É pessoal, os comentários acima provam que até para pescar lambarís, precisamos conhecer dicas e macetes, pois eles contribuem para a beleza de nosso esporte, concordam?
Marcão.
P.S: Você sabe como preparar o sagú de mandioca para iscas?
Se não sabe, aguarde o próximo artigo.





Voltar ao Topo Ir em baixo
http://marcaocapivari@ymail.com
Tchello
Admin
avatar

Mensagens : 606
Data de inscrição : 29/04/2009
Idade : 56
Localização : SÃO PAULO

MensagemAssunto: Re: QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?   Ter Maio 11, 2010 8:29 am

Pelo jeito você é pescador mesmo. Estes tipos de pescaria são deliciosas. Ultimamente as pessoas se interessam mais por equipamentos do que pela pesca em si. A pesca com isca artificial é um grande desafio, mas não tem o encanto da pesca tradicional, matreira, de tantos segredinhos e manhas.

Agora só falta você falar de piau, mandi chorão e tantos outros peixes que podem fazer a gente passar muitas horas com a cabeça totalmente refrescada.

Muito legal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.fishpoint.com.br
Xandão

avatar

Mensagens : 667
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 40

MensagemAssunto: Re: QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?   Ter Maio 11, 2010 9:35 am

Tchello escreveu:
Pelo jeito você é pescador mesmo. Estes tipos de pescaria são deliciosas. Ultimamente as pessoas se interessam mais por equipamentos do que pela pesca em si. A pesca com isca artificial é um grande desafio, mas não tem o encanto da pesca tradicional, matreira, de tantos segredinhos e manhas.

Agora só falta você falar de piau, mandi chorão e tantos outros peixes que podem fazer a gente passar muitas horas com a cabeça totalmente refrescada.

Muito legal.

Realmente... as vezes essas pescarias mais serenas são muito mais revigorantes que horas de arremessos com artificiais!!!!

Eu diria que a pesca com artificiais seria um triatlo e a pescaria de barranco uma caminhada....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Marcos A.Cavalcanti

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/05/2010
Idade : 71
Localização : Curitiba/PR

MensagemAssunto: Re: QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?   Ter Maio 11, 2010 10:20 am

Pois é Tchello e Xandão:
Pena que no capivari não tem piai e mandi choram, mais tem outros peixes que falarei em outra oportunidade.Por outro lado, pescar com artificiais, não é m/praia, n/tenho experiência, além disso, pelo que sei tem que ser embarcado e como ganho um salario de aposentado maravilhoso, ainda não deu para comprar barcos e motor, então como diz o "velho deitado" quem não tem dinheiro, conta estórias e é sempre um prazer a mais, participar deste e de outros foruns, assim vou fazendo amigos e como diz a música do Zeca Pagodinha:
DEIXA A VIDA ME LEVAR...vida leva eu...
Marcão
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://marcaocapivari@ymail.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
QUAL A EMOÇÃO DA PESCA DO LAMBARI?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» CHECK LIST - PESCA SEGURA COM CAIAQUE
» pesca ao achigã e carpa
» Pesca á carpa
» Qual é a idade minima para se poder caçar??
» Qual cera é melhor na opinião de cada um

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FISH POINT :: DEBATES - PESCA E MEIO AMBIENTE.-
Ir para: