FISH POINT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Lembranças da Copa do Mundo

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
JEF




Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/05/2009

Lembranças da Copa do Mundo Empty
MensagemAssunto: Lembranças da Copa do Mundo   Lembranças da Copa do Mundo Icon_minitimeQua Jun 09, 2010 9:17 pm

Lembranças da Copa do Mundo

Em 1962 eu tinha 7 anos completos. Morava num pequeno prédio de quatro andares perto do Campo de São Bento - Niterói, que era o nosso grande quintal, meu e da minha turma, a “Turma dos Sete”, como a do programa da antiga TV Rio, nossos ídolos. Eu era o Juca.
Domingo, dia 29 de junho, e depois do almoço a turma se reuniu na portaria do prédio para ouvir o jogo. Mas faltava uma coisa muito importante. O rádio. E agora? O jogo iria começar às 3 da tarde, e a gente tinha que arrumar um rádio. Foi então que o “Chuvisco” chegou e avisou que o pai do Mauro tinha colocado o radio em cima do muro da casa pra todo mundo ouvir. Foi uma correria só. Lembro-me que o Serginho levava no bolso um amarrado de chilenas e uma cabeça de nego.

A casa do Mauro era do lado da padaria do Seu Antonio. O pai dele tinha colocado um fio longo lá de dentro da casa até o radio, um poderoso Mullard de seis válvulas e três faixas de ondas, que imponente, e cheio de estática, nos fazia ouvir a voz de Fiori Giglioti anunciando o inicio do jogo: Brasil x Tchecoslováquia, diretamente de Santiago do Chile.

A turma ainda tentava se arrumar na calçada quando Masopust, considerado o melhor jogador da Europa, marcou o primeiro gol dos Tchecos. Foi uma ducha de água fria. A gente já não tinha Pelé, e ainda levava um gol no comecinho do jogo. Não dava pra acreditar.
Da onde eu estava não conseguia escutar direito o rádio, então entrei na casa do Mauro, passei com cuidado por debaixo do fio que ligava o rádio e subi no muro, me sentando bem do lado daquela caixa enorme com três faixas de onda. Não demorou muito pro João, o cara metido a mau da rua, chamar a minha atenção. “ Se derrubar o rádio vai levar uns cascudos”. Fingi que não escutei e fiquei lá, que nem pardal no final da tarde, quietinho, empoleirado, tentando ouvir o jogo. E não demorou quase nada, Amarildo empata o jogo. Me jogo lá de cima no meio da galera. A turma toda se abraçou e comemorou junto. Ai eu falo.Todo mundo pro lugar que estava, que deu sorte. E corri de volta pro muro. E novamente o João Valentão falou comigo. “ O guri, já não te falei pra não ficar ai? “ E o pai do Mauro, que o tempo todo tinha acompanhado a minha peripécia, bateu o martelo da cadeira da varanda. “ Deixa ele ai. Deu sorte. Todo mundo no lugar que estava na hora o gol”. Ai eu estufei o peito que nem pombo, cheio de moral. O meu lugar a partir de agora era do lado do rádio.

O primeiro tempo acabou um a um. A turma correu para a padaria do Seu Antônio pra tomar um suco de groselha bem gelado, servido naqueles copinhos cônicos de papel e suporte de plástico. O Serginho então tirou uma chilena do bolso, acendeu e jogou do lado do gato que, preguiçosamente, cochilava em cima de um saco de batatas (sim, naquela época padaria também vendia batata). Saímos correndo e ficamos de longe esperando a explosão e o susto do gato dorminhoco. Serginho fazia a contagem regressiva.O pavio vai se aproximando do papel. A turma toda pôe a mão nos ouvidos. Serginho diz .... “ é agora” ... e puff ... a bomba falhou. Nem precisou esperar mais, todo mundo caiu de molho no Serginho.

Vai começar, gritou o Mauro, e a turma voltou, cada um pro seu canto, pra ouvir o segundo tempo. Era a época do rádio, e a voz do locutor nos levava pra dentro do estádio, imaginando os nossos craques lutando pra virar aquele jogo. E os locutores passavam toda a emoção na narração. Seu olhos eram os nossos sonhos de um dia estar vendo de perto uma final da Copa do Mundo. E aos 25 do segundo tempo Amarildo faz um estrago pela direita e centra na cabeça de Zito. Era o gol da virada. Era o gol do Bi. E a turma toda estava abraçada de novo, pulando juntos, ate o óculos do Alfredo cair no chão e quebrar. Para tudo. O Alfredo faz cara de choro imaginando a bronca que ia levar da mãe, mas a turma é solidaria e diz pra ele que todos juntos iam na casa dele explicar que o óculos quebrou por acidente, e ele não teve culpa. A partir daí resolvemos ficar todos juntos, ao lado do Alfredo (o Sabe-Tudo).

Mas a tristeza não durou muito. Aos 34 minutos Vavá, depois de uma pixotada do goleiro Tcheco, só teve o trabalho de empurrar a bola pra dentro do gol. Brasil 3 a 1. Os rojões se ouviam por todo o bairro, e não queriam parar mais. O Brasil era Bi-Campeão Mundial de Futebol. E a turma toda junta, abraçados, voltava para o prédio cantando.

“A Copa do Mundo é nossa. Com brasileiros, não há quem possa”.

Na portaria do prédio nos divertíamos com uma chuva de papel picado, confetes e serpentinas. Serginho então tira do bolso todas as suas bombinhas, chilenas, e junta tudo com uns pedaços de serpentina no canto da calçada da portaria, e prepara uma fogueira de bombas. Não satisfeito, pega a cabeça de nego, acende e enfia por debaixo de tudo. Quandoa galera viu aquilo, nem precisou ninguém mandar. Saiu todo mundo correndo. Ia ser a nossa super explosão em comemoração ao título do Brasil. De longe a gente só vê aquela fumacinha subindo ... subindo ... subindo... e parou. Caramba, falhou novamente? Corremos todos pra lá pra ver o que tinha acontecido, e na hora que a galera colocou a cara bem pertinho da fogueirinha de bombinhas, ela explodiu. Me lembro que fiquei com os ouvidos apitando por um bom tempo. Mas não importava nada. O Brasil era campeão.

Essas são as lembranças da minha primeira Copa do Mundo, e desde aquela época ate hoje, sempre que vai começar uma nova Copa, eu me lembro deste episódio, e me lembro dos meus amigos. Alguns eu encontro até hoje, outros já se foram, a maioria eu nunca mais vi. Mas eles estão vivos na minha lembrança, a Turma dos Sete, de uma época em que ouvia a Copa do Mundo e se sonhava estar em campo com os nossos heróis.

Bons tempos ... bons tempos.

Lembranças da Copa do Mundo Turmadossete
Ir para o topo Ir para baixo
Tchello
Admin
Tchello


Mensagens : 606
Data de inscrição : 29/04/2009
Idade : 62
Localização : SÃO PAULO

Lembranças da Copa do Mundo Empty
MensagemAssunto: Re: Lembranças da Copa do Mundo   Lembranças da Copa do Mundo Icon_minitimeQui Jun 10, 2010 9:31 am

Que foto cara. Que coisa gostosa ter lembranças assim né?
As pessoas entram e saem de nossas vidas, mas o importante são aqueles que deixam boas lembranças e saudades, mesmo que nunca mais as encontremos.

Saudades de você cara.

Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fishpoint.com.br
Xandão

Xandão


Mensagens : 667
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 47

Lembranças da Copa do Mundo Empty
MensagemAssunto: Re: Lembranças da Copa do Mundo   Lembranças da Copa do Mundo Icon_minitimeQui Jun 10, 2010 4:59 pm

Jefão... quem eh vc na foto????

E o neguinho de terno... que envocado eim!!!! hua huahuahuhauhuahuahuhau hu ah

Belo texto!!!! Muito bacana!

Abraço e saudades da turma toda do RJ!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lembranças da Copa do Mundo Empty
MensagemAssunto: Re: Lembranças da Copa do Mundo   Lembranças da Copa do Mundo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lembranças da Copa do Mundo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» BOA NOTICIA...EM 2014, SP não viverá o inferno de ser palco de Copa do Mundo....Morumbi vetado !
» A face oculta da Logo da Copa 2014.
» Sabe porque a gaiola das loucas foi vetada pra copa?
» COMO TEM TIME PEQUENO NESSE MUNDO...
» VIXI...Kd todo mundo...??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FISH POINT :: CURVA DE RIO-
Ir para: