FISH POINT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Vídeo que circula na internet mostra captura de tubarão e gera protestos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Tchello
Admin
Tchello


Mensagens : 606
Data de inscrição : 29/04/2009
Idade : 62
Localização : SÃO PAULO

Vídeo que circula na internet mostra captura de tubarão e gera protestos Empty
MensagemAssunto: Vídeo que circula na internet mostra captura de tubarão e gera protestos   Vídeo que circula na internet mostra captura de tubarão e gera protestos Icon_minitimeSeg maio 25, 2009 8:39 am

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

No início de abril começou a circular na internet um vídeo em que pescadores-submarinos utilizam garrafa-de-mergulho e compressor-narguilê para a captura de uma garoupa e um tubarão. O material foi produzido na região de Saquarema (RJ), em março de 2009.

A partir de então institutos de proteção ao meio ambiente passaram a receber denúncias e manifestações de protesto em relação ao ato registrado pelos pescadores, de acordo com o biólogo marinho, Marcelo Szpilman, diretor do Instituto Ecológico Aqualung. “Além da covardia, as cenas mostram pessoas sem qualquer respeito à vida”, diz.

O instituto entrou em contato com a Fiscalização de Fauna do IBAMA (DIPRO/CGFIS) do Rio de Janeiro e solicitou providências. Segundo Szpilman, os pescadores foram identificados, dois são de Saquarema e dois são Niterói. Um deles já foi autuado e os demais foram intimados a comparecer ao IBAMA para prestar esclarecimentos. As duas embarcações utilizadas, NEMO I e NEMO II, foram apreendidas.

O Superintendente Ibama no Rio de Janeiro, Adilson Gil, confirma que órgão continua a análise do caso com objetivo de apurar se houve alguma irregularidade na conduta dos pescadores e se nenhuma norma foi desrespeitada. “É impossível para qualquer órgão de fiscalização a onipresença, desta forma, cada cidadão deve se transformar num olho e braço do estado, denunciando aos órgãos ambientais e polícias”, afirma, destacando a importância da denúncia para a solução de casos como este.

O Ibama recebe denúncias pela linha verde – 0800-61-80-80. Adilson Gil lembra que as informações devem ser passadas de forma clara e correta.
“Infelizmente, em geral, as denúncias carecem de informações que possam ao Ibama, ou aos outros órgãos competentes, agirem de forma precisa, ou mesmo revelam-se como ações relevantes, tendo em vista que, até pelo reduzido número de agentes, não podemos desperdiçar agentes e meios em buscas sem elementos claros e precisos’, completa.

Marcelo Szpilman sugere mudanças na legislação, com objetivo de tornar mais rígidas as normas que regulamentam a pesca. Segundo ele o artigo 40 do Decreto-Lei Federal 221, de 1967, permite o uso de “aparelhos de mergulho de qualquer natureza”, o que inclui garrafas de mergulho e/ou compressores, por “pescadores profissionais devidamente matriculados”.

“O caminho, nesse caso, será a sociedade pressionar o Congresso Nacional para provocar a imediata revisão desse ultrapassado Código de Pesca que já não atende às necessidades atuais de preservação do ecossistema marinho”, sugere Szpilman.

O vídeo pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=pkfN4uhCJME
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fishpoint.com.br
 
Vídeo que circula na internet mostra captura de tubarão e gera protestos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dupla captura peixe de 60 kg no litoral de SP
» Lei da pesca para Pantanal gera polêmicas
» Esse mata o peixe e mostra o pau
» Pescarte e sua revista voltam à internet
» AE Kazuo, outras noticias da internet, mas essas não são do Grande Panetone abandonado.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FISH POINT :: DEBATES - PESCA E MEIO AMBIENTE.-
Ir para: