FISH POINT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FISH POINT

O SEU PORTAL DE PESCA NO BRASIL
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 APRESENTAÇÃO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Marcos A.Cavalcanti

Marcos A.Cavalcanti


Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/05/2010
Idade : 78
Localização : Curitiba/PR

APRESENTAÇÃO Empty
MensagemAssunto: APRESENTAÇÃO   APRESENTAÇÃO Icon_minitimeSeg maio 03, 2010 1:10 pm

Ola pessoal do forum!
Este é o meu primeiro contáto com vocês, então:
Me Chamo Marcos A.Cavalcanti, tenho 64 anos, sou aposentado e resido em Curitiba/PR e é claro, gosto de pescar, porem sou pescador de barranco e frequento assíduamente a represa Capivari Cachoeria-RM de Curitiba, onde além de lambarís, carpas, corimbas, carás, bagres, black, saicangas, cascudos, prefiro pescar tilápias.
Muitos dizem que pescar este peixe é fácile para principiantes, porem, por minha experiência de mais de 15 anos, afirmo com convicção que pescá-las em represas,não é para qualquer um, então abaixo, vou demonstrar os preparativos para a pesca da mesma.
PESCA DA TILAPIA UM DESAFIO PARTE 1-MATERIAL

A pesca da tilápia pode ser realizada de duas formas, no barranco e embarcada. Minha experiência está centrada na pesca de barranco, portanto, deste material que vou falar:
1a)VARAS TELESCOPICAS DE MÃO:
Existem dois modelos básicos:
a) De gomo curto: Podem ser somente as de fibra ou misturadas com carbono, nas mais variadas medidas. As de fibra comum são mais baratas, no entanto mais pesadas, aquelas acima de 4,5m de comprimento. As de carbono são leves, porem se tornam pesadas a partir de 5,40m.Ambas tem a ponteira fina, que torna a briga com os peixes mais emocionantes, entretanto, dependendo da quantidade usada, as tilapias de tamanho menor, costumam correr para os lados, depois de fisgadas e isso fáz uma linha enroscar na outra.
b) De gomo longo: O comprimento começa de 2,60 até 6,30m. A ponteira é da espessura quase igual do 1o.gomo das de gomo curto,assim evitem que as linhas se enrosquem, entretantro, tem duas desvantagens:
I) - A briga com o peixe não é tão intensa;
II)- Tornan-se muito pesadas a partir de 3,60m conforme a marca.
2a)COMPRIMENTO IDEAL DAS VARAS DE PESCA:
Tudo irá depender do tipo de barranco da represa ou lagos, então:
a) Barrancos Profundos: Usar varas entre 2,60 a 3,00m no máximo, pois a tilapia costuma ficar próximo a margem.
b) Barrancos com pouca profundidade: Usar as varas mais longa acima de 3,60m, pois as tilapias maiores, costumam ficar na mesma profundidade dos barrancos profundos.
c) QUANTIDADE DE VARAS: Independente do tipo de gomo, costumamos usar de 5 a 12 varas, armadas uns 20cm uma da outra..
d)PENAS OU BOIAS: Ambas podem ser usadas na pescaria diurna, na noturna, recomendo penas na cor branca entre 10 a 15cm, pois elas são melhores visualizadas quando iluminadas com a luz do refletor, porem, quando usamos varas longas, costumamos colocar na cabeceira das mesmas a luz quimica (star-lite),ela tem a cor verde fosforecente e facilita a ação do peixe, já que a peninha estará numa distância maior da margem.
Outro detalhe que não deve ser ignorado é a instensidade do vento, quando muito forte, fica muito difícil notar a ação das mesma, então CUIDADO REDOBRADO.
e) CHUMBADA: Deve ter o pêso proporcional ás boias ou penas usadas, entretanto, eles devem correr "solto" na linha, parando num pequeno girador
f)LINHAS: Aqui usamos as de número 20 até 35mm, dependendo da marca e da qualidade das mesmas que fica a escolha do pescador.
g)ANZOIS: Para a pesca de superfície, usamos o modelo cristar 6 até o 10, pois eles são mais finos e facilitam a colocação do capim ou erva doce, entretanto,"abrem" quando as tilápias acima de 1,5kg se fisgam, apesar que neste peso, a probabilidade de pesca-las é menor.
Para a pesca de fundo: usamos o marusseigo ou chinú número 4 ao 6, para outros tipos de isca, descritas abaixo.
h) MONTAGEM DO MATERIAL:
A linha principal pode ter uns 20cm além do cabo da vara ou igual o comprimento da mesma, acrescida da pena ou boia, do chumbo, que deve parar num pequeno girador e na outra extremidade do mesmo, amarrar outro pedaço de linha de até 20cm, onde será atado o anzol.
Bem pessoal, encerro por aqui, entretanto o assunto não se esgota, pois é preciso falar dos macetes e dicas de pesca, que deixarei para uma próxima oportunidade e independente do que foi exposto, voces notaram que pescar tilápia não é assim tão fácil ou para principiantes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://marcaocapivari@ymail.com
 
APRESENTAÇÃO
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FISH POINT :: DEBATES - PESCA E MEIO AMBIENTE.-
Ir para: